Uma onça-parda foi encontrada morta na manhã desta quarta-feira (25) às margens da rodovia PR-445, na região do distrito da Warta, em Londrina (PR). De acordo com a Polícia Ambiental, o animal silvestre provavelmente atropelado, tentou atravessar a via, que corta uma área cercada por plantações e fragmentos de vegetação nativa.
O caso evidencia um problema crescente: o aumento de atropelamentos de fauna silvestre nas rodovias que cruzam zonas rurais e de expansão urbana. Só nos últimos dias, pelo menos outros quatro animais foram vítimas fatais em vias da cidade — entre eles, um macaco-prego, um gato-maracajá e um gambá. A sequência de acidentes levou o Hospital Veterinário da Unifil a emitir um alerta público na terça-feira (24), pedindo mais cautela por parte dos motoristas.
A Força Verde da Polícia Ambiental recolheu o corpo da onça-parda e encaminhou para exames. A expectativa é entender melhor o impacto da colisão e contribuir com dados para ações de prevenção. Segundo ambientalistas, a construção de passagens de fauna e sinalização adequada pode reduzir significativamente esse tipo de ocorrência.
Enquanto isso, autoridades reforçam o apelo: atenção redobrada ao volante pode salvar vidas — humanas e animais.
Imagem: Reprodução/TeamLondrina
PORTAL PANTANAL OFICIAL