Nesta terça-feira, 08 de julho, a Polícia Militar Ambiental (PMA) foi acionada para atender a um grave caso de atropelamento de fauna silvestre na BR-262, nas proximidades do campus da UFMS, em Miranda (Mato Grosso do Sul). No local, a equipe encontrou uma onça-pintada adulta (Panthera onca), pesando aproximadamente 80 quilos, já sem vida.
A Polícia Militar Ambiental vai incorporar o corpo do animal ao acervo didático da corporação, utilizando o processo de taxidermia. A medida visa transformar a perda em uma ferramenta educativa, contribuindo com ações de sensibilização e educação ambiental em escolas e instituições públicas.
Este é o segundo caso de atropelamento de onça-pintada registrado apenas este ano na mesma rodovia. Ela atravessa regiões de intensa biodiversidade, como o Cerrado e o Pantanal. Diante da recorrência, a Polícia Militar Ambiental reforça o alerta para que motoristas adotem uma direção mais cautelos. Em especialmente, trechos sinalizados como rota de fauna.
A onça-pintada é uma espécie símbolo dos biomas brasileiros e exerce papel fundamental no equilíbrio ecológico. A perda de animais como esse acende o alerta sobre os impactos da infraestrutura rodoviária sobre a vida silvestre.