Uma onça-pintada foi flagrada acuada em uma área de mata para tentar fugir do incêndio que atinge o Parque Estadual Encontro das Águas, no Pantanal de Mato Grosso.
O fotógrafo Erisvaldo Guilhermino de Almeida, mostra a onça em um ‘abrigo’ embaixo de uma árvore, às margens do Rio 3 Irmãos.
Perto da onça, o profissional ainda avistou um jacaré com marcas de queimadura pelo corpo.
Ao g1, o pesquisador da ONG Panthera, Fernando Tortato, disse que as queimadas e os incêndios fazem parte da natureza e que existem muitas espécies que estão adaptadas ao fogo, no entanto, o problema é que, atualmente, grande parte dessesincêndios estão ocorrendo de maneira criminosa.
“O que nos preocupa é a frequência que esse incêndio vem ocorrendo nos últimos anos por falta de planejamento do estado e dos Bombeiros. Esses incêndios acabam afetando muito as populações de pequenos vertebrados, serpentes, répteis e anfíbios”, explicou.
Segundo o Instituto Centro de Vida (ICV), o fogo já atingiu cerca de 15 mil hectares do parque Encontro das Águas. O fogo teve início no dia 1° de outubro, em uma fazenda vizinha ao parque. A entidade ressaltou que a situação é grave e que, em 2020, a mesma região teve mais de 90% da área atingida pelo fogo.