Uma operação coordenada pelo Departamento de Investigações Criminais, em parceria com a Polícia Científica e o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina, resultou na apreensão de 56 aves silvestres mantidas ilegalmente em cativeiro. A ação, realizada na manhã desta segunda-feira (6) em Joinville(SC), ocorreu em um imóvel previamente monitorado pela equipe de investigação.
Segundo a polícia, a operação teve início após denúncias e indícios de um esquema de comércio clandestino de aves silvestres na região, incluindo espécies ameaçadas de extinção. Durante o cumprimento do mandado de busca, os agentes localizaram gaiolas, armadilhas e diversos animais sem qualquer tipo de documentação legal ou anilhas de controle.
As equipes do IMA receberam as aves e iniciarão em breve a avaliação veterinária. Estando em boas condições de saúde, os animais passarão por um processo de reabilitação para, posteriormente, serem devolvidos ao seu habitat natural.
O responsável pelo imóvel deverá responder por crimes ambientais, previstos na Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98), e por receptação qualificada.
O tráfico de fauna silvestre
É uma das principais formas de crime ambiental no Brasil. A prática envolve captura, transporte, comércio e manutenção ilegal de animais, geralmente sem condições adequadas de saúde e bem-estar. Além disso, ameaça espécies nativas e contribui a propagação de zoonoses(doenças infecciosas), colocando em risco tanto a fauna quanto a saúde humana.
Fonte: Chuvillle Notícias - Foto: Policia Civil
PORTAL PANTANAL OFICIAL