Começou nesta terça-feira, 3 de outubro, a emissão do novo modelo de passaporte brasileiro e o pantanal ganhou destaque nas páginas.
O modelo mais moderno e seguro além de identificar o portador em outros países, também serve agora de cartão postal, já que carrega em si a riqueza da fauna, flora e cultura do Brasil.
Idealizado pela Casa da Moeda do Brasil (CMB) em parceria com a Polícia Federal (PF) e Ministério das Relações Exteriores (MRE), pela primeira vez o passaporte retrata as riquezas do Brasil em suas páginas, com elementos da Amazônia, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica e Pantanal.
Na capa, a novidade é a estilização da bandeira do Brasil em relevo seco timbrado e o brasão da República no centro.
Internamente houve um aumento de marcas d’água, passando de 9 para 13 ilustrações. Outra importante mudança são os fundos invisíveis fluorescentes das páginas, que só podem ser vistos sob luz UV. Anteriormente, apenas o número da página variava sob iluminação especial, agora são sete composições distintas.
Inovações também na página de identificação do portador. Foram acrescentadas uma imagem fantasma do cidadão em preto e uma foto formada pelos dados biométricos do portador. Todas as informações são protegidas por um moderno laminado de segurança.
É o primeiro passaporte temático do Brasil. Uma verdadeira obra de arte que apresenta o Brasil para o mundo.