Águas cobrem estradas e criam cenas de tirar o fôlego no Pantanal
O período chuvoso deste ano no Pantanal tem surpreendido e entregado cenas incríveis. Isso porque a região estava escassa nos últimos anos devido à seca.
Em entrevista ao Midiamax, o pesquisador da Embrapa Pantanal, Carlos Roberto Padovani, explica que está havendo inundação no Pantanal de Mato Grosso do Sul por conta das chuvas no Planalto e Planície.
“Em 2023 está acontecendo que as bacias hidrográficas do sul do Pantanal estão recebendo mais chuvas que as bacias do norte do Pantanal, o contrário do que normalmente ocorre”, destaca o pesquisador. Na prática, as inundações acontecem de Ladário para baixo do Estado.
A cheia do Pantanal acontece principalmente nas regiões de Aquidauana, Miranda e região. As águas que dão vida ao bioma também dificultam o transporte de pessoas entre as fazendas e as cidades.
Ovando Barros Prado, 62, é peão no Pantanal há anos, mora numa região que fica a 110 km de Aquidauana e na última sexta-feira (10), precisou da ajuda de um trator para se locomover pelas estradas.
Ainda segundo o site da Capital, a água invadiu não só a estrada como a caminhonete também, uma Toyota Bandeirantes que não se abalou com a água que chegou até os bancos e segue funcionando. “Aqui segue tudo alagado e aumentando, como há anos a gente não via. Complica um pouco, mas a água é muito bom para nós aqui”.