PANTANAL SUL

Operação Hefesto: Bombeiros de MS sobrevoam Pantanal para identificar focos de incêndios


Por Pantanal Oficial 07/07/2021 sem comentários


Militares do Corpo de Bombeiro de Mato Grosso do Sul realizam esta semana sobrevoos na região de Corumbá para monitorar e definir novas estratégias de combate ao incêndio florestal que atinge o Pantanal.
Dados do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) mostra que apenas no começo deste mês de julho, a maior planície alagada do planeta já registrou pouco mais de 60 focos de incêndio.

O Comandante-Geral do Corpo de Bombeiro em MS, Coronel Hugo Djan Leite, garantiu a presença de militares de outras cidades sul-mato-grossenses na região de Corumbá para deflagração da Operação Hefesto (Operação de combate a incêndios florestais no Pantanal).

Imagens de um sobrevoo do Corpo de bombeiros, divulgadas na manhã de ontem, terça-feira (6), mostram focos de incêndio na região da Nhecolândia, localidade de difícil acesso e que fica a quase 150km da área urbana de Corumbá.

Investimentos – no começo da semana, o governador Reinaldo Azambuja lançou o Plano Estadual de Combate a Incêndio Florestal, que consiste em reestruturar as forças operacionais de Mato Grosso do Sul para atuarem com maior resposta frente aos incêndios de grandes proporções. A medida, que visa a conservação e preservação dos recursos naturais e a vida das pessoas, prevê investimentos de R$ 56,6 milhões.

Os recursos serão usados para compra de veículos e equipamentos, incluindo um avião Air Tractor, modelo norte-americano capacitado para combate de alta precisão a incêndios florestais, além de treinamento dos bombeiros. Com as ações, o governo quer evitar que os incêndios este ano não atinjam grandes proporções como o de 2020, quando o fogo consumiu mais de 3 milhões de hectares pantaneiros.



Deixe um Comentário