O Parque Estadual da Serra Azul, localizado em Barra do Garças (Mato Grosso), emitiu um alerta à população sobre a presença de uma onça-pintada melânica (de pelagem preta) na área. A equipe do parque está monitorando o animal, mas ainda não foi possível confirmar se ele está com filhotes ou se está apenas transitando pela região.
Em caso de encontro com a onça, o parque recomenda:
- mantenha a calma;
- não corra e não vire as costas;
- afaste-se devagar, andando de ré e mantendo o foco no animal;
- tente parecer maior e faça barulho;
- procure abrigo e avise a equipe do parque.
Além disso, recentemente, a administração do parque encontrou vestígios de velas acesas em uma trilha, possivelmente deixadas durante rituais religiosos. A equipe de brigadistas reforçou que é proibido o uso de velas, incensos ou qualquer item inflamável na mata, especialmente durante o período de estiagem, quando a vegetação seca aumenta o risco de incêndios.
A direção do parque solicita que os visitantes evitem deixar oferendas ou utilizar itens que possam gerar fogo nas áreas naturais, para preservar a fauna, a flora e prevenir tragédias ambientais.
Para mais informações ou para reportar atividades suspeitas, a população pode entrar em contato com a administração do parque ou ligar para o número 193, do Corpo de Bombeiros.
Foto: reprodução: Comando da Notícia