A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (23/10) a Operação “Freeloader” na região do Pantanal sul-mato-grossense. A ação, realizada em Corumbá (MS) e no Paraná, visou combater crimes ambientais e a exploração ilegal de terras da União.
Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal de Corumbá, dois na cidade de Corumbá e dois no estado do Paraná. As investigações identificaram que uma fazenda, utilizada repetidamente para manejo de fogo em 2024, pertencia à União e havia sido objeto de compra e venda fraudulenta com uso de documentos falsos.
A Justiça determinou o bloqueio de contas bancárias dos investigados no valor de quase R$ 2 milhões, montante que corresponde à compra ilegal da fazenda e ao rebanho de centenas de cabeças de gado mantidas irregularmente na área pública. Também foi decretado o embargo da propriedade, permitindo apenas acesso para manutenção dos animais,quaisquer demais atividades econômicas ou reformas foram proibidas.
A operação reforça o compromisso da Polícia Federal no combate à grilagem de terras, aos incêndios intencionais e a outros crimes ambientais no Pantanal, bioma de altíssimo valor ecológico, localizado em Mato Grosso do Sul.
Comunicação PF



