PF lança Operação Incêndios 2025 para combater queimadas na Amazônia e no Pantanal

Compartilhe esta publicação :

Facebook
X
WhatsApp
Threads
Pantanal

A Polícia Federal deu início, nesta quarta-feira (25/06), à Operação Incêndios 2025, uma ofensiva nacional contra os incêndios florestais que vêm se intensificando em diversas regiões do país. Com foco especial na Amazônia Legal e no Pantanal, a ação representa uma nova etapa de enfrentamento direto aos crimes ambientais, cada vez mais agravados por eventos climáticos extremos.

Para fortalecer a resposta institucional, a PF adotará medidas integradas e coordenadas, que incluem a instalação de bases avançadas em áreas de risco, a mobilização de equipes especializadas, o uso intensivo de tecnologia de ponta e geointeligência, além da atuação conjunta com a Força Nacional de Segurança Pública e forças estaduais.

Estado inciais

O plano tático entra em vigor imediatamente nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Nas próximas semanas, a operação se expandirá para o Acre, Amazonas, Rondônia e Pará — estados duramente atingidos por queimadas e desmatamento ilegal.

Em termos de resultados, os números já apontam um avanço: em 2024, a PF instaurou 138 inquéritos por crimes ligados a queimadas, quase o triplo do registrado em 2023 (46). Em 2025, até o momento, 42 novos inquéritos foram abertos.

Além da investigação, a operação reforça o compromisso com a responsabilização criminal. Somente no último ano, as ações da PF resultaram em 29 mandados de busca e apreensão, 16 prisões em flagrante, 3 prisões preventivas e bloqueios de bens que superam R$ 400 milhões.

Coordenada pela Diretoria da Amazônia e Meio Ambiente da PF, a Operação Incêndios conta com o apoio de órgãos federais e ambientais, como o Ministério do Meio Ambiente, IBAMA, ICMBio e AGU, além de parcerias com governos estaduais e municipais.

PORTAL PANTANAL OFICIAL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *