A Polícia Militar Ambiental (PMA) compartilhou, nesta semana, um vídeo que mostra o momento da chegada da onça-pintada ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS), localizado em Campo Grande (MS). O animal apareceu no mesmo local dias depois do ataque fatal a um homem de 60 anos, na terça-feira (21), na zona rural de Aquidauana.
Momento da chegada:
De acordo com a PMA, a onça será submetida a exames clínicos e ficará sob monitoramento no CRAS, que integra o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (IMASUL). O centro conta com o hospital Ayty, especializado no atendimento de fauna silvestre e considerado um dos maiores e mais modernos da América Latina.
O caso ocorreu na região de Touro Morto, onde Jorge Avalo atuava como caseiro em um pesqueiro particular. Segundo relatos, a onça-pintada o supreendeu enquanto coletava mel próximo ao rio. A captura do felino teve como objetivo viabilizar a análise de seu comportamento e condições de saúde.
As ações de reabilitação no CRAS seguem protocolos definidos para garantir o bem-estar do animal e permitir decisões técnicas quanto ao seu destino. O secretário-executivo da Semadesc, Artur Falcette, afirmou que a captura é para entendermos o que motivou essa atitude, assim, os especialistas possam estudar o comportamento com mais precisão.
As investigações sobre o ataque continuam em andamento e novas informações devem ser divulgadas conforme os laudos forem concluídos.
PORTAL PANTANAL OFICIAL