Na última segunda-feira (28), a Polícia Civil de Mato Grosso recuperou três escavadeiras hidráulicas avaliadas em R$ 2,1 milhões, que foram utilizadas em um garimpo ilegal dentro da Terra Indígena Sararé, a 445 km de Cuiabá.
As investigações começaram após a Delegacia de Pontes e Lacerda receber uma denúncia anônima sobre a presença dos equipamentos na região conhecida como Garimpo dos Pegas. A equipe, coordenada pelo delegado regional João Paulo Berté, foi até o local e utilizou um drone para localizar as máquinas.
Agentes da Polícia Civil identificaram várias escavadeiras operando na área. Ao perceberem a aproximação da equipe, os operadores fugiram para a mata. Três deles tentaram escapar em comboio com as escavadeiras, mas os policiais seguiram o movimento com o drone e localizaram os equipamentos escondidos a cerca de dois quilômetros do ponto inicial.
Durante a noite, os agentes realizaram um novo sobrevoo e forçaram os suspeitos a movimentar as escavadeiras, o que facilitou a aproximação da equipe. Quando os policiais deram ordem de parada, os operadores abandonaram as máquinas ligadas e correram para a mata.
Em seguida, a equipe retirou os equipamentos da mata e os devolveram às empresas proprietárias. No entanto, as investigações continuam para identificar e prender todos os envolvidos no golpe e na operação ilegal do garimpo.
Fonte: PC-MT
PORTAL PANTANAL OFICIAL