Cáceres/Mato Grosso. A Polícia Federal realizou, na última semana de junho, uma operação contra crimes ambientais(garimpo ilegal) e econômicos dentro da Terra Indígena Sararé. O foco foi impedir a extração ilegal de ouro e retirar garimpeiros que invadiram a área.
Os agentes apreenderam escavadeiras hidráulicas, motores, geradores de energia e outras estruturas usadas pelos criminosos. O material vai estar sob a posse da Polícia Federal e o Conselho Comunitário de Segurança Pública de Mirassol d’Oeste/MT. A equipe também interceptou um caminhão com sete mil litros de óleo diesel.
A operação continua. A PF agora trabalha para identificar os responsáveis e garantir que eles respondam criminal e administrativamente.
Garimpo ilegal
Prática de extrair ouro sem autorização legal e ignorando o licenciamento ambiental, assim, atuando fora das áreas permitidas. Na maioria das vezes, eles invadem territórios protegidos, como terras indígenas e unidades de conservação. A legislação brasileira proíbe expressamente esse tipo de atividade.
Fonte: AguaBoaNews - Foto: Assessoria PF