Polícia recupera máquinas furtadas em garimpo ilegal na Terra Indígena Sararé

Compartilhe esta publicação :

Facebook
X
WhatsApp
Threads
garimpo ilegal, maquinas furtadas, mato grosso

A Polícia Civil de Pontes e Lacerda, em Mato Grosso, desarticulou um esquema de uso de maquinário furtado em garimpo ilegal na Terra Indígena Sararé. A operação ocorreu na segunda-feira (28) e resultou na recuperação de três escavadeiras hidráulicas, avaliadas em R$ 700 mil cada. O prejuízo evitado ultrapassa R$ 2 milhões.

As investigações apontam que dois dos equipamentos foram obtidos por meio de um golpe conhecido como “Golpe da Locação”. Nesse caso, os criminosos firmaram contrato de aluguel com uma empresa, mas interromperam os pagamentos, desativaram os rastreadores por GPS e desviaram as máquinas para uso em atividade ilegal. A empresa registrou boletim de ocorrência por estelionato em março deste ano. Criminosos furtaram a terceira escavadeira no Paraná e a transportaram para Mato Grosso.

Após receber denúncia anônima, a Polícia Civil identificou a movimentação das máquinas na área conhecida como “Garimpo dos Pegas”. O delegado regional João Paulo Berté coordenou a ação com o uso de drones, que localizaram os equipamentos em funcionamento no local.

Durante a abordagem, os operadores tentaram fugir e se esconder na vegetação. Três escavadeiras formaram um comboio para escapar, mas os policiais usaram drones para monitorá-las e retomar o controle da situação. Na tentativa de evitar o flagrante, os suspeitos abandonaram os veículos ligados e fugiram a pé.

A equipe policial removeu as escavadeiras para a estrada principal e, em seguida, as transportou em caminhões-prancha até as empresas proprietárias.

Por fim, as investigações continuam. A Polícia Civil busca identificar e responsabilizar os envolvidos no esquema.

Fonte: PCJ-MT

PORTAL PANTANAL OFICIAL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *