Desde 2019, o Governo de Mato Grosso tem investido na modernização da infraestrutura rodoviária. Como resultado, seis balsas foram desativadas e substituídas por pontes de concreto. Essa mudança melhora a mobilidade e facilita o transporte de mercadorias. A mais recente substituição ocorreu na última sexta-feira (21), com a inauguração da ponte de 692 metros sobre o Rio Teles Pires, na MT-419, entre Carlinda e Novo Mundo.
Com a construção dessas pontes, o tempo de deslocamento reduziu consideravelmente. Antes, motoristas precisavam aguardar a travessia das balsas, o que atrasava o transporte e aumentava custos logísticos. Agora, as pontes de concreto substituem balsas e garantem mais rapidez, segurança e eficiência para quem circula pelas rodovias mato-grossenses.
Ponte de Concreto
Além da nova ponte na MT-419, outras cinco já entraram em operação. Elas foram construídas sobre o Rio Apiacás (MT-206), o Rio Verde (MT-222), o Rio das Mortes (MT-326) e o Rio Arinos (MT-242), onde duas balsas foram desativadas. Cada nova estrutura representa um avanço importante para o desenvolvimento econômico e social da região.
Atualmente, Mato Grosso ainda conta com 13 balsas em operação. No entanto, o governo já trabalha na construção de três novas pontes. Elas estão localizadas sobre o Rio Teles Pires (nas MT-325 e MT-479) e sobre o Rio Juruena (MT-208). Além disso, mais quatro projetos estão em fase de elaboração. Dessa forma, a expectativa é reduzir ainda mais a dependência das balsas.
Desenvolvimento e Segurança nas Estradas
O secretário de Infraestrutura e Logística, Marcelo de Oliveira, destaca a importância dessas mudanças. Segundo ele, a substituição das balsas e das antigas pontes de madeira elimina obstáculos que dificultam o desenvolvimento. “Sem uma ponte de concreto, não há travessia segura e, consequentemente, não há investimento. Mato Grosso é um dos maiores produtores de alimentos do mundo e precisamos eliminar esses desafios”, afirma.
Outro ponto essencial é a segurança. As pontes de concreto substituem balsas e reduzem transtornos causados por enchentes ou falhas operacionais das embarcações. Além disso, proporcionam mais estabilidade, evitando acidentes e garantindo um trânsito mais seguro para todos.
O Futuro da Infraestrutura Rodoviária no Estado
Com a inauguração dessas novas pontes, Mato Grosso avança no compromisso de modernizar a infraestrutura rodoviária. A ponte sobre o Rio Juruena, por exemplo, terá 1.360 metros e substituirá uma travessia onde caminhoneiros esperavam até dois dias para cruzar o rio. Esse investimento representa um grande passo para melhorar a logística e tornar o estado ainda mais competitivo no cenário nacional e internacional.
Fonte: SINFRA-MT
Pantanal Oficial