População de onças-pintadas em Misiones, na Argentina, diminui e acende alerta

Compartilhe esta publicação :

Facebook
X
WhatsApp
Threads
Onça-pintada

A população de onças-pintadas (também chamadas de yaguaretés) em Misiones, na Argentina, sofreu uma leve queda nos últimos dois anos. O número médio de indivíduos caiu de 93 em 2022 para 84 em 2024, de acordo com o mais recente monitoramento binacional conduzido por instituições da Argentina e do Brasil.

O levantamento, realizado desde 2010 a cada dois anos, é fruto da colaboração entre:

  • Projeto Yaguareté (Instituto de Biología Subtropical – CONICET) e o Projeto Onças do Iguaçu (ICMBio – Brasil).

A pesquisa conta ainda com o apoio da Fundación Vida Silvestre Argentina, WWF-Brasil e outras organizações de conservação.

Os resultados foram apresentados em Posadas, durante a reunião do Plano Nacional de Conservação do Yaguareté. A leve redução populacional rompe a tendência de estabilidade observada nos últimos anos e liga um alerta sobre o futuro da espécie, considerada criticamente ameaçada de extinção na fauna Argentina.

Entre os principais fatores que colocam as onças-pintadas em risco estão os atropelamentos em estradas, os conflitos em áreas rurais e a perda contínua de habitat. Apesar disso, Misiones ainda concentra a maior população da espécie no país, o que reforça a importância estratégica da região para sua sobrevivência.

Portanto, proteger a onça-pintada é essencial, que se extende no Brasil a fora. Reforçar os programas de proteção e reduzir as ameaças é decisivo para garantir o futuro do maior felino das Américas.


Fonte: Fundación Vida Silvestre/Proyecto Yaguarete - Instagram
Foto: @christianbrunskill

PORTAL PANTANAL OFICIAL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *