Após um processo de reabilitação, a preguiça-real resgatada no distrito de Deciolândia, em Diamantino (MT), foi transferida para o Zoo São Paulo. O transporte do animal ocorreu nesta quarta-feira (12) e foi viabilizado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) em parceria com a Latam Cargo, por meio do programa Avião Solidário.
Resgate e cuidados veterinários
O Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental resgatou o animal e o encaminhou para a Unidade Desconcentrada de Tangará da Serra (DUD/Sema-MT). A preguiça-real apresentava machucados nas costas e recebeu tratamento veterinário especializado.
A médica veterinária e analista ambiental da Sema, Danny Moraes, destacou a importância da reabilitação: “Após os cuidados médicos, o animal permaneceu sob os cuidados de uma guardiã cadastrada pela Sema. No entanto, como não tinha condições de retornar à natureza, especialistas o encaminharam ao zoológico de São Paulo para integrar a população backup de conservação.
Transporte e conservação da fauna
A Latam Cargo realizou o transporte sem custos, graças à parceria estabelecida. A empresa aérea apoia o envio de animais silvestres que não podem ser reintroduzidos à natureza, contribuindo para a preservação da fauna em ambientes controlados.
Somente neste ano, a Sema já acolheu 589 animais silvestres. O Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental resgatou 339 animais, enquanto a Coordenadoria de Fauna e Recursos Pesqueiros da Sema resgatou 250. Além disso, devolveram imediatamente mais de 128 animais na natureza.
Por SEMA-MT
Pantanal Oficial