Entre os dias 13 e 19 de agosto, o programa social Povo das Águas, coordenado pela Prefeitura de Corumbá, realizou uma ação abrangente que beneficiou 187 famílias nas remotas regiões do Alto Pantanal. A iniciativa, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, levou uma gama de serviços essenciais às comunidades ribeirinhas de Tagiloma, Tuiuiú, Piuval, Capim Gordura, Castelo, Ilha Verde, Paraguai Mirim, São Francisco, Mato Grande, Porto Chané, Bonfim, Amolar, Porto do Binega, Barra do São Lourenço, Rio São Lourenço e Domingos Ramos.
A equipe multidisciplinar atuou com dedicação para oferecer atendimentos médicos, odontológicos e de enfermagem. Foram realizados 175 atendimentos médicos, 288 de enfermagem e 69 odontológicos, com um total de 316 procedimentos odontológicos. Além disso, foram entregues 09 kits de escovação dentária e 20 aplicações de flúor. A vacinação também foi um ponto focal da ação, com a aplicação de 278 doses de vacinas de rotina, 98 doses contra a covid-19 e 69 contra influenza H1N1.
Os serviços de saúde incluíram a realização de dois curativos e 16 visitas domiciliares, atendimento a 72 pacientes com hipertensão arterial e 12 urgências relacionadas à pressão alta. Além disso, foram administradas 47 doses de medicação injetável e outras duas de medicação endovenosa/inalação, com a promoção de oito palestras educativas sobre saúde.
No âmbito da saúde, foram promovidas 40 ações de planejamento familiar, 10 atendimentos em saúde mental e a administração de vitamina A a três pessoas. O atendimento a crianças foi uma prioridade, com a administração de cuidados médicos a 47 pequenos pacientes.
O CRAS Itinerante também desempenhou um papel crucial, atendendo 198 pessoas em 187 famílias. As ações incluíram 195 encaminhamentos e orientações, 14 atualizações do PAIF, 26 atualizações do Cadastro Único (Cad Único), duas inclusões no Cad Único e 24 registros de Benefício de Prestação Continuada (BPC) para idosos e deficientes. Foram realizadas 39 visitas domiciliares e distribuídas 174 cestas básicas com kits de limpeza e higiene, 65 lonas e dois colchões de solteiro. Adicionalmente, o programa Fluxo Legal entregou absorventes higiênicos para 99 mulheres.
O programa também fez a distribuição de 219 frascos de hipoclorito de sódio e promoveu a pesagem de 106 crianças cadastradas no Programa Bolsa Família. A ação incluiu 13 acompanhamentos e orientações em rodas de conversa com psicólogos e 12 atendimentos individuais com a mesma especialidade. No aspecto veterinário, foram vacinados 78 cães e 23 gatos contra raiva.
Uma novidade nesta edição foi a participação da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), que facilitou a emissão de documentos importantes, incluindo 08 RGs (1ª via) e 64 RGs (2ª via), além de 48 orientações sobre processos e documentos.