O treino da Seleção Brasileira Feminina, em Teresópolis (RJ), ganhou um momento inesperado em 2020. Durante as atividades, uma arara-canindé pousou suavemente sobre a cabeça da zagueira Bruna Benites, provocando risos e encantamento entre as atletas.
O vídeo, pode ser encontrado canal do youtube da Guardian Foottball. Nas imagens, é possível ver a ave tranquila, equilibrada sobre Bruna, enquanto o time se diverte com a cena. Minutos depois, um homem retira o animal com cuidado ao distrair o animal com a bola. Mas foi na legenda que a jogadora fez sua jogada mais importante fora de campo. Veja:
“Como mato-grossense, não poderia deixar de expressar minha tristeza com o que vem acontecendo no Pantanal. Milhares de animais estão morrendo com as queimadas. Se isso continuar, cenas como essa deixarão de existir”, escreveu Bruna.
A imagem emocionou torcedores e ambientalistas. Além disso, reacendeu a discussão sobre a destruição do bioma, que já perdeu milhões de hectares para o fogo nos últimos anos. Infelizmente, o pior até então, foi no ano passado, sendo a maior dos últimos tempos no nosso bioma pantaneiro.
Bruna em sua postagem, usou o momento para lembrar que o esporte pode — e deve — servir como plataforma de conscientização. “Vamos cuidar do nosso maior patrimônio, que é a natureza”, concluiu.
Arara-canindé
A arara-canindé (Ara ararauna), com suas penas azul-cobalto e amarelo-ouro, é uma das espécies mais emblemáticas da fauna brasileira, virando até simbolo oficial de alguns munícipios do Brasil, como por exemplo, Porto Alegre do Norte . Também, nativa do Pantanal e de outras regiões da América do Sul, a ave depende de áreas preservadas para se alimentar e reproduzir.
Enquanto o vídeo ainda segue viral até hoje, a mensagem ecoa além dos campos: proteger o Pantanal é uma escolha que exige ação de todos, não apenas emoção momentânea.
Portal Pantanal Oficial