Uma ação integrada envolvendo diversas instituições resgatou 45 filhotes de periquito-do-papo-branco na região do Cedro, no Pantanal, nesta quarta-feira (18). A operação foi desencadeada após uma moradora local informar a queda de um grande ninho contendo aproximadamente 120 filhotes, que estavam sob seus cuidados.
O local do resgate, de difícil acesso, exigiu o uso de um helicóptero disponibilizado pela Marinha do Brasil. As equipes da Polícia Civil, Polícia Militar Ambiental (PMA), Ministério Público Estadual e Fundação de Meio Ambiente do Pantanal participaram da operação. No entanto, dezenas de filhotes não resistiram, sendo resgatados com vida apenas 45.
“A integração das instituições públicas e da comunidade ribeirinha foi essencial para salvar os filhotes e proteger uma parte importante do nosso patrimônio natural”, destacou o delegado Elton Alves de Sá Júnior, da Polícia Civil.
Os filhotes sobreviventes foram encaminhados à Fundação de Meio Ambiente do Pantanal, que assumiu os cuidados para garantir sua sobrevivência.
Evento natural e ausência de crime
A Polícia Civil realizou uma investigação preliminar no local, entrevistou a moradora e outras testemunhas e constatou que o incidente foi resultado de um “evento da natureza” que provocou a queda do ninho. Em nota, a instituição afirmou que não há indícios de crime.
Apesar disso, a Polícia Civil destacou a importância de manter vigilância contra o tráfico de animais silvestres, uma das principais ameaças às espécies nativas da região.
A mobilização reflete os desafios enfrentados no Pantanal para proteger a fauna local e ressalta a importância da cooperação entre instituições públicas e a comunidade ribeirinha.