O Rio Taquari e sua preservação são o foco de projeto do Governo de Mato Grosso do Sul com recursos do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) através dos Ministérios da Agricultura e Pecuária e do Planejamento.
O BID Pantanal ficou parado no Governo Federal desde 2003, e agora será retomado com benefícios para MS e Mato Grosso. Os 200 milhões de dólares previstos para MS correspondem a quase R$ 1 bilhão de reais – exatamente R$ 986.060.000,00.
O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, falou sobre isso em agenda esta manhã na Escola Estadual Maria Constança de Barros Machado. Ele enfatizou que as ações efetivas e obras devem começar em 2024.
“São 200 milhões de dólares para cada estado, MS e MT. Os recursos são focados no bioma. O projeto de Mato Grosso do Sul está pronto”, sustentou. O governador afirmou que haverá ações fortes na região do Rio Taquari, com recuperação de área degradada, supressão das voçorocas para evitar a ida de sedimentos ao leito d’água e seu posterior assoreamento. Estão previstas ainda ações em saneamento em outra área do bioma. Para cada área, serão destinados 100 milhões de dólares.