Os vereadores de Rio Verde de Mato Grosso aprovaram nesta terça-feira (11) a proposta de mudança do nome do município para Rio Verde do Pantanal. A iniciativa apresentada pelo prefeito Réus Fornari (PP) com o objetivo de reforçar a identidade cultural, ambiental e geográfica da cidade, que possui quase 60% de seu território inserido no bioma pantaneiro, conforme dados da Embrapa.
Com a aprovação da Câmara Municipal, o projeto agora segue para a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. Se os deputados estaduais também aprovarem a proposta, será realizado um plebiscito, coordenado pela Justiça Eleitoral, para que a população decida se a mudança será efetivada.
A denominação destacaria a localização geográfica e aproximá-la ainda mais ao Pantanal, fortalecendo seu posicionamento turístico, ecológico e institucional tanto no Brasil quanto no exterior.
Histórico e geografia
O nome atual remonta ao período anterior à divisão do estado de Mato Grosso, em 1977, que deu origem a Mato Grosso do Sul. Embora o município tenha permanecido no novo estado, seu nome ainda remete ao território original.
De acordo com o Censo 2022 do IBGE, Rio Verde de Mato Grosso tem uma população estimada de 20.393 habitantes. Localizada na região centro-norte de MS, a cidade faz divisa com municípios como Coxim, Corumbá, Aquidauana, Rio Negro e São Gabriel do Oeste.
O debate se volta à Assembleia Legislativa e, em seguida, ao voto da população, que terá a palavra final sobre a possível nova identidade de Rio Verde.
Gostaram do nome?
Foto: Divulgação
PORTAL PANTANAL OFICIAL