Foto: reprodução
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) intensificou a fiscalização contra o desmatamento ilegal e apreendeu 179,14 metros cúbicos de madeira irregular em dois depósitos em Reserva do Cabaçal(Mato Grosso). A operação gerou uma multa de R$ 73.757,00 ao proprietário.
Transporte e destinação da madeira apreendida
A retirada do material exigiu 16 caminhões caçamba e dois caminhões prancha, visto que o volume apreendido era significativo. Posteriormente, a madeira irregular, serrada em vigas, caibros, ripas, réguas, pranchas e palanques, foi enviada para Mirassol D’Oeste, Figueirópolis D’Oeste e São José dos Quatro Marcos, onde, por sua vez, ficará sob custódia até que a Justiça determine sua destinação final.
Irregularidades constatadas na fiscalização
Durante a inspeção, os fiscais verificaram que o proprietário não possuía alvará de funcionamento nem documentos que comprovassem a origem da madeira, como guias florestais e notas fiscais. Diante das infrações, a Sema emitiu autos de apreensão, interdição e embargo.
Combate a crimes ambientais
A apreensão ocorreu após uma denúncia anônima feita à Ouvidoria da Sema, reforçando a importância da participação popular no combate aos crimes ambientais. Qualquer pessoa pode denunciar irregularidades ambientais pelos telefones (65) 3613-7398 e (65) 98153-0255 (WhatsApp), pelo e-mail ouvidoria@sema.mt.gov.br ou pelos aplicativos MT Cidadão e Fale Cidadão. Além disso, é possível acionar a Polícia Militar pelo 190.
Com mais informações, SEMA-MT
Pantanal Oficial