Com o aumento das temperaturas e a formação de praias temporárias nos rios durante o período de estiagem, a procura por locais de banho cresce em Mato Grosso. Para garantir a segurança da população, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) realiza a maior campanha de avaliação da balneabilidade já registrada no estado.
Neste ano, 41 pontos de recreação em rios estão sendo monitorados. As coletas de agosto ocorrem em municípios como:
- Barra do Garças, Matupá, Colíder, Peixoto de Azevedo, Guarantã do Norte, Nortelândia e Diamantino, com o apoio de comitês de bacia hidrográfica, prefeituras e diretorias regionais.
A análise segue critérios definidos pela Resolução nº 274/2000 do Conama e envolve cinco coletas semanais consecutivas em cada local. As amostras são coletadas em áreas de recreação e enviadas ao Laboratório da Sema, em Cuiabá, onde passam por testes microbiológicos e de pH. A profundidade de referência usada é a isóbata de 1 metro — região com maior contato humano.
O objetivo é identificar os pontos seguros para banho e alertar a população sobre os locais que devem ser evitados devido à presença de agentes contaminantes, como bactérias e protozoários. Além disso, a campanha reforça a importância da conservação dos recursos hídricos e da consciência ambiental.
A campanha começou em julho, contemplando municípios como Cuiabá, Várzea Grande, Chapada dos Guimarães, Rosário Oeste e Jaciara. Ao todo, 205 amostras estão sendo analisadas. Os resultados devem ser divulgados no início de setembro em boletins que classificam os locais como próprios ou impróprios para banho, com base nos parâmetros técnicos.