A Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema-MT) iniciou na terça-feira (23) o II Simpósio de Manejo e Contenção de Animais Silvestres em Eventos Climáticos Extremos. O foco é na preparação(capacitação) de profissionais para o resgate de fauna durante incêndios florestais e desastres ambientais.
O curso, acontece em parceria com o Conselho Regional de Medicina Veterinária e a ONG Ampara. A capacitação reúne cerca de 40 participantes, entre servidores públicos e profissionais autônomos. Estão representadas instituições como o Corpo de Bombeiros, o Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA), o Ibama e a própria Sema.
Com aulas presenciais ao longo da semana e atividades práticas marcadas para sexta-feira (25), o curso aborda temas como identificação de espécies, métodos de contenção, teoria de incêndios florestais, gestão de riscos e planejamento de resgates. Casos já registrados também serão discutidos para aprofundar o aprendizado.
Já ocorreu uma etapa exclusiva para médicos veterinários, mas com foco na contenção química, incluindo manuseio de dardos anestésicos e protocolos de segurança.
Contudo, a capacitação integra a fase de preparação operacional da Sema para a temporada de queimadas, com monitoramento ambiental e de fauna, em resposta em áreas críticas.
Por fim, o trabalho vem sendo aprimorado com o fortalecimento da cooperação entre instituições e sociedade civil.

Fonte: Comunicação Sema/MT