Símbolo de força e beleza, a onça-pintada é o maior felino das Américas e um dos animais mais emblemáticos do Pantanal. Agora, três representantes da espécie ganharão nomes escolhidos pelo público em uma votação promovida pelo Sesc Pantanal.
A iniciativa acontece até 29 de setembro nos perfis oficiais do Instagram do Sesc Brasil (@sescbrasil) e do Sesc Pantanal (@sesc_pantanal).
Uma família flagrada pelas câmeras
As onças registradas são uma mãe e suas duas filhotes, filmadas em plena interação por uma das 165 câmeras instaladas na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Sesc Pantanal, em Barão de Melgaço (MT).
O flagrante mostra momentos de amamentação e brincadeiras, revelando a riqueza de detalhes da vida selvagem pantaneira.
Nomes inspirados na cultura Bororo e no Pantanal
As opções de nomes foram inspiradas na etnia Bororo e em elementos típicos da região.
- Onça mãe: Boe ou Aurora
- Filhote 1: Celeste ou Rosa
- Filhote 2: Flor de Piúva ou Tchuva
Pesquisa e conservação
Cada onça é identificada pelas rosetas, manchas únicas que funcionam como uma impressão digital natural. O monitoramento faz parte de uma pesquisa de longo prazo conduzida pelo Polo Socioambiental Sesc Pantanal em parceria com universidades e grupos de estudo.
A presença das onças indica a qualidade ambiental da Reserva, que é a maior RPPN do Brasil, com 108 mil hectares. Além da conservação da fauna, o espaço desenvolve atividades de ecoturismo, educação ambiental, restauração florestal e manejo do fogo.