Mato Grosso deu início à construção de sete novas pontes de concreto na rodovia MT-060, a Transpantaneira, porta de entrada para o Pantanal Norte. As obras estão sendo conduzidas pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT). E visam substituir antigas estruturas de madeira, oferecendo mais segurança, durabilidade e economia para o transporte e o turismo da região.
As novas pontes têm entre 47 e 71 metros de extensão. Elas estão distribuídas ao longo de mais de 60 quilômetros da Estrada Parque Transpantaneira, cruzando rios e córregos estratégicos do bioma pantaneiro. O investimento total é de R$ 29,4 milhões.
Segundo a Sinfra, os trabalhos ocorrem durante o período de seca, quando há melhores condições técnicas para desviar o curso da estrada e executar as obras com eficiência. A substituição das pontes de madeira faz parte de um plano estadual para modernizar completamente a infraestrutura da Transpantaneira.
Desde 2019, já foram eliminadas 46 pontes de madeira, sendo 32 substituídas por aduelas de concreto (em cursos d’água de até 20 metros) e 14 por novas pontes. A maior delas, com 120 metros, cruza o Rio Figueira.
Além de reduzirem os custos com manutenção, as pontes de concreto melhoram a segurança viária, beneficiam o turismo ecológico e contribuem para o meio ambiente, ao elevar o nível da reserva de água e favorecer a fauna do Pantanal.
A Sinfra ainda prevê licitações para a construção de mais 34 pontes. Assim, com o objetivo de eliminar todas as estruturas de madeira remanescentes da Transpantaneira, consolidando um legado estrutural e ambiental para a região.
Fonte: unicanews