PANTANAL SUL

Amolar Experience mostra Pantanal pela visão do Instituto Homem Pantaneiro


Por Pantanal Oficial 10/05/2021 sem comentários


O turismo de experiências é uma tendência que veio para ficar. Em tempos de pandemia, viajar se tornou uma atividade que precisa de mais significado do que apenas conhecer novos lugares. O que importa são as memórias.

No ecoturismo, esta modalidade ganha um apelo especial, já que o contato com a natureza é beneficial à saúde, e em espaços abertos e com número reduzido de pessoas é mais fácil tomar as medidas necessárias de biossegurança. Além disso, o turismo de experiências cria oportunidades, gera renda e garante vivências personalizadas.

É o que promete a Amolar Experience, um programa desenvolvido pelo Instituto Homem Pantaneiro, que visa mostrar aos visitantes o Pantanal pelos olhos de quem vive a realidade do bioma.

O objetivo da iniciativa é promover  experiências turísticas inovadoras e sustentáveis na Serra do Amolar e no entorno, como toda segurança e informação.

Os roteiros foram criados a partir das experiências que a equipe do Instituto Homem Pantaneiro – IHP acumulou ao longo dos anos nas áreas da RPPN Acurizal e RPPN Eliezer Batista, na Serra do Amolar. Nos dois locais, as únicas atividades permitidas são pesquisa, educação ambiental e turismo de natureza.

Variedade de programas e atividades promete experiências personalizadas

A partir dos atrativos naturais, da produção dos projetos de conservação e preservação do IHP, e o saber e cultura das comunidades locais, é possível ter aprendizados significativos e memoráveis. Além, claro, a interação real com o bioma, fauna e flora prometem uma experiência única e inesquecível.

Além disso, ao apostar no programa, o turista contribui de forma direta com a conservação do bioma. A renda gerada a partir do Amolar Experience é revertida para atividades de proteção e conservação das áreas e, também, para os agentes locais que participam das experiências.

“Todas essas atividades são ofertadas e formatadas em programa de viagem de acordo com o que o viajante desejar, ou seja, os programas são personalizados, não existem pacotes convencionais, mas todo o processo é preparado com base na motivação, tempo de disponibilidade, limitações físicas, interesses culturais e outros fatores do viajante e das empresas que desejam investir em roteiros de viagem singulares.” Luiz Ricardo J. Rocha, gestor de Turismo do IHP.

Para receber os viajantes, tanta a RPPN Acurizal quanto a RPPN Eliezer Batista têm unidades de hospedagem no estilo lodge, com acesso a trilhas, trilhas para bike tour, áreas para canoagem, morros, mirantes, baías, corixos e toda a biodiversidade pantaneira. Viajantes, empresas de receptivo e agências de viagens, podem entrar em contato pelo e-mail turismo@isntitutohomempantaneiro.org.br  ou telefone (67) 99946-5515 para mais informações e agendamento.

Confira algumas opções de roteiro:

AMOLAR TRAVEL DESIGNER

Experiência planejada de forma personalizada na Serra do Amolar no Pantanal e entorno, utilizando como base de hospedagem e apoio as estruturas das RPPN’s Eliezer Batista e Acurizal, com base nas necessidades e interesses de cada cliente, disponibilizando ao viajante, um programa singular.

COMITIVA AMOLAR

Experiência com duração de quatro dias e três noites, em grupos de no máximo oito viajantes, para acompanhar o trabalho do IHP nos projetos Felinos Pantaneiros, Brigada Alto Pantanal e Monitoramento Amolar, com a possibilidade de observação segura e didática da fauna, flora e geografia pantaneira.

TRILHAS DA SERRA DO AMOLAR

Aventuras diferenciadas que o visitante poderá escolher, com variações de 800m à 40km, em um corredor ecológico entre a RPPN Novos Dourados e RPPN Acurizal, onde se encontra desfiladeiros, cachoeiras, comunidades e uma visão inesquecível da planície.

 

 



Deixe um Comentário