Entre os dias 28 e 31 de março não haverá distribuição de senhas para visitação sem agendamento no Bioparque Pantanal devido às comemorações do primeiro ano do atrativo.
Além disso, destes quatro dias, somente a quinta-feira (30) será aberta ao público geral que agendou previamente. Em 28, 29 e 31 a visitação fica por conta de instituições que já se cadastraram.
Na programação de aniversário ocorre a l Jornada de Pesquisa e Tecnologia. O evento contará com exposições, apresentações artísticas, científicas, educativas e culturais, além da palestra do arquiteto Rodrigo Ohtake, filho do Ruy Ohtake, projetista do empreendimento.
O intuito, segundo a organização, é promover intercâmbio de conhecimento entre pesquisadores e instituições parceiras utilizando a estrutura do Bioparque. Serão abordados pesquisa, conservação, educação ambiental, inclusão, tecnologia, inovação e lazer.
Durante a jornada serão inaugurados novos ambientes como o Centro de Conservação de Peixes Neotropicais (CCPN) e o Circuito Sustentável de Aquaponia. Além disso, será lançado do Alfabeto do Clubinho Pantaneiros, voltado para Educação Ambiental.