Bonito avança rumo à sustentabilidade como membro da Rede Iberoamericana
Bonito se une a uma rede de inovação e boas práticas para fortalecer seu compromisso com a preservação ambiental
Após um rigoroso processo de consultoria do Ministério do Turismo e do Instituto Ciudades Del Futuro, Bonito, conhecido por suas belezas naturais e turismo sustentável, alcançou em 2023 o reconhecimento como um Destino Turístico em Transformação. Agora, o município dá mais um passo significativo em direção à sustentabilidade ao se tornar membro titular da Rede Iberoamericana. Esta adesão permitirá a Bonito acessar valiosas experiências e insights de outros destinos que buscam aprimorar suas ofertas turísticas por meio da tecnologia e da inteligência de dados.
A entrada na Rede Iberoamericana é um marco importante no desenvolvimento do modelo de turismo sustentável e colaborativo em Bonito. O município reforça seu compromisso com práticas que asseguram a valorização e a continuidade de seu patrimônio ambiental. Com essa nova etapa, iniciativas que priorizam a preservação ambiental e a cultura local serão fortalecidas, aspectos essenciais para o turismo na região. Bonito reafirma seu foco na inovação e na sustentabilidade, buscando um turismo responsável que beneficie tanto visitantes quanto a comunidade local.
Essa conquista está alinhada às diretrizes do Plano Estratégico de Gestão e Marketing do Turismo 2021-2023, que visa potencializar ações públicas, ampliar o acesso a informações relevantes e fomentar oportunidades de negócios sustentáveis. A adesão à rede representa uma oportunidade de aprendizado e troca de experiências com destinos turísticos inteligentes de países como México, Colômbia, Argentina e Brasil.
“Estamos muito felizes com mais esta conquista, que é, com certeza, resultado do trabalho em equipe do Poder Público, Conselho Municipal de Turismo e iniciativa privada. Bonito tem trabalhado unido, com o apoio fundamental do Governo do Estado, para fortalecer as práticas sustentáveis e manter os nossos tesouros, que são as águas cristalinas, assim como em ações de promoção do destino, dentro e fora do país. Então, cada reconhecimento, cada conquista, é resultado de muito trabalho e dedicação de todos”, afirma Juliane Salvadori, secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Bonito.
A Rede Iberoamericana é uma colaboração que reúne destinos turísticos comprometidos com o desenvolvimento competitivo e sustentável. A participação de Bonito nessa rede simboliza um passo decisivo para fomentar um turismo acessível, tecnológico e inovador, promovendo a troca de boas práticas e conhecimento entre os membros. Com essa nova aliança, Bonito não apenas se destaca como um exemplo de turismo sustentável, mas também inspira outros destinos a seguirem o mesmo caminho.