2
Fale Conosco
  • domingo, 28 de abril de 2024 - Campo Grande MS

Jovens recebem capacitação turística para aturem no mercado de trabalho no Pantanal

Divulgação/Sebrae MS

Uma das cidades mais antigas de Mato Grosso do Sul, Corumbá guarda um rico patrimônio cultural simbolizado em práticas como a viola de cocho e o Banho de São João, além de estar entre os municípios que possui o bioma Pantanal, maior reservatório de água doce do mundo. Estas características tornam o destino atrativo para turistas – e a organização do setor turístico pode significar a entrada de mais visitantes na região, gerando ganhos para a economia local.

Olhando para este cenário, por meio do programa Pró Pantanal, o Sebrae/MS e o Instituto Homem Pantaneiro (IHP) estão, desde setembro do ano passado, promovendo capacitações junto a cerca de 150 alunos de quatro escolas localizadas na região do Alto Pantanal: Jatobazinho, Paraguai Mirim, Barra do São Lourenço e Santa Mônica. São crianças e adolescentes que vêm aprendendo mais sobre a história, geografia e natureza local.

O objetivo, com este trabalho, que encerra agora em agosto, é promover a capacitação dos estudantes com olhar para a formação de “guias mirins” de natureza e contação de histórias, possibilitando, futuramente, a introdução desses jovens no mercado de turismo de Corumbá. A própria região do Alto Pantanal possui vocação para atividades turísticas, com base em mapeamento social já realizado pelo Sebrae e IHP.

“O mapeamento social desempenha um papel crucial na consolidação de propostas de desenvolvimento turístico, uma vez que identificam recursos únicos naturais, culturais e históricos exclusivos do Alto Pantanal, incluindo tradições culturais e modos de vida tradicionais. Por serem pontos exclusivos, podem ser destacados nos roteiros turísticos para atrair visitantes em experiências e trabalhar com os jovens das comunidades ribeirinhas o sentido de pertencimento, vislumbrando oportunidade de no futuro empreender no setor turístico através de seus saberes, garantindo o desenvolvimento socioeconômico das comunidades quanto à preservação da sua cultura e do meio ambiente”, explica a analista-técnica do Sebrae/MS, Katia Muller.

De acordo com a consultora técnica sênior no IHP, Grasiela Porfírio, a cada sensibilização nas escolas, um tema diferente foi tratado, como diversidade da fauna do Pantanal, a gestão de resíduos sólidos, vegetação e formas de dispersão de sementes no bioma, a coexistência entre ser humano e fauna e os conflitos que podem existir, além do comportamento das onças-pintadas, animal presente no convívio dos jovens.

“Essas capacitações ocorrem dentro da proposta de reforçar a educação ambiental e entendimento para valorização do bioma para jovens de comunidades ribeirinhas, que já têm um contato muito importante com a natureza. Temos a proposta de replicar e reforçar esse compromisso de conservação e permitir que eles possam entender melhor sobre o desenvolvimento sustentável no longo prazo. Buscamos mostrar que o Pantanal é um ativo na vida deles”, explica a consultora Grasiela Porfírio.


Deixe um Comentário



Sobre Nós

The argument in favor of using filler text goes something like this: If you use arey real content in the Consulting Process anytime you reachtent.

Instagram