2
Fale Conosco
  • terça-feira, 15 de outubro de 2024 - Campo Grande MS

Orgulho de MS: Bioparque Pantanal é referência mundial em conservação e turismo

Bioparque Pantanal

Bioparque Pantanal, o maior aquário de água doce do mundo, está consolidado como um dos principais destinos turísticos do Estado e um modelo de conservação ambiental. Desde sua inauguração tem atraído cerca de 2 mil visitantes diariamente, reforçando seu papel na preservação do bioma pantaneiro.

Além de ser um ponto turístico de lazer, o local promove a educação ambiental por meio de uma experiência imersiva que destaca a importância da conservação da natureza.

Com uma abordagem inclusiva, o Bioparque implementou o programa “Bioparque para Todos – Iguais na Diferença”, que garante um atendimento acessível e humanizado para pessoas com deficiência. Esse compromisso com a inclusão é uma extensão do respeito às diversas culturas que compõem a identidade de Campo Grande, uma cidade marcada pela presença de imigrantes de várias partes do mundo, como Japão, Bolívia, Paraguai e Turquia.

A diversidade cultural de Campo Grande se reflete no Bioparque, que abriga águas representativas de cinco continentes, unidas em um esforço global de conscientização ambiental. Para Carmen Lucia Ferreira, de 64 anos, o Bioparque é um verdadeiro marco para a cidade. “É muito importante para Campo Grande. Foi um ápice para nós que moramos aqui. É o Pantanal em vida, e estou muito grata por tudo isso. Agradeço ao Bioparque e ao Pantanal por existirem,” declarou emocionada.

O Bioparque também serve como um centro de pesquisa e incentivo à ciência. Com uma equipe multidisciplinar dedicada ao estudo das 396 espécies de água doce presentes no complexo, o local se destaca como um laboratório vivo. Maria Fernanda Balestieri, diretora-geral do Bioparque, ressalta a importância do espaço não apenas como atração turística, mas como um centro de conhecimento. “Sustentado por pilares como Educação Ambiental, Pesquisa, Conservação, Inovação, Inclusão, Cultura e Lazer, o Bioparque busca, a cada ano, reforçar o trabalho desenvolvido em cada área. Hoje, nos destacamos com reproduções de espécies inéditas no Brasil e no mundo, firmamos parcerias com universidades nacionais e internacionais, e recebemos visitas de mais de 890 mil pessoas do Brasil e de 129 países. Tudo isso é reflexo de uma gestão pensada para garantir um espaço que vai além do lazer e projeta o empreendimento de forma positiva,” afirmou Balestieri.

O Bioparque Pantanal também se tornou um ponto de encontro para personalidades do esporte, da música e do entretenimento. Desde a visita inaugural de Luan Santana, diversas celebridades como Lulu Santos, Oscar Schmidt, Almir Sater, Munhoz e Mariano, entre outros, passaram pelo complexo, ampliando sua visibilidade e atraindo ainda mais visitantes.

Com um total de 890 mil visitantes e turistas de 129 países até agosto de 2024, o Bioparque Pantanal já recebeu mais visitantes do que a população total de Campo Grande. Além disso, o local tem sido palco de 177 eventos no Centro de Convenções, ofereceu 59 capacitações e recebeu 127 visitas técnicas, demonstrando sua importância para a comunidade científica e para a cidade.

Com uma coleção de mais de 42 mil indivíduos de 396 espécies, o Bioparque Pantanal continua a brilhar como um exemplo de como o turismo pode ser integrado à conservação ambiental e à educação, mantendo-se fiel ao legado de José Antônio Pereira e ao espírito inovador da cidade de Campo Grande.


Deixe um Comentário



Sobre Nós

The argument in favor of using filler text goes something like this: If you use arey real content in the Consulting Process anytime you reachtent.

Instagram