Verão deve ter chuvas irregulares e temperaturas acima da média em Mato Grosso do Sul

Compartilhe esta publicação :

Facebook
X
WhatsApp
Threads
Mato Grosso do Sul, céu do ms, clima, calor, seca

O Verão teve início no último domingo (21) no Hemisfério Sul e segue até 20 de março de 2026. De acordo com a previsão climática para Mato Grosso do Sul, a estação será marcada por chuvas irregulares, que podem ficar abaixo ou acima da média histórica, além de temperaturas ligeiramente mais elevadas em grande parte do Estado.

Neste período do ano, devido ao movimento natural do globo terrestre, há maior incidência de raios solares no Hemisfério Sul. Esse fator contribui para o aumento das temperaturas, intensifica a evaporação e eleva a disponibilidade de umidade na atmosfera, favorecendo a ocorrência de chuvas intensas. Os dias se tornam mais longos que as noites, em razão da maior radiação solar.

O verão também se caracteriza por rápidas e frequentes mudanças nas condições do tempo. São comuns pancadas de chuva de curta duração e forte intensidade, conhecidas como chuvas convectivas, que podem evoluir para tempestades com descargas elétricas, rajadas de vento e, em alguns casos, queda de granizo.

Com base em dados históricos dos últimos 30 anos, o acumulado de chuvas no verão em grande parte do Estado varia entre 400 e 600 milímetros. Na região extremo-nordeste, que inclui municípios como Costa Rica e Chapadão do Sul, os volumes costumam ser maiores, entre 500 e 700 milímetros. Para o verão 2025/2026, a tendência é de precipitações próximas da média histórica, com possibilidade de totais ligeiramente acima ou abaixo do esperado.

Em relação às temperaturas, as médias históricas do trimestre entre janeiro e março variam de 24°C a 26°C no Estado. As regiões Noroeste e Nordeste costumam registrar valores mais elevados, entre 26°C e 28°C, enquanto o extremo sul apresenta médias um pouco menores, entre 22°C e 24°C. A previsão indica que, neste verão, as temperaturas devem permanecer ligeiramente acima da média, favorecendo períodos mais quentes, especialmente em dias com pouca nebulosidade e ausência de chuva.

Chuvas em dezembro

Na primeira quinzena de dezembro, apenas três dos pontos monitorados registraram volumes de chuva acima da média histórica. Em Mundo Novo, o acumulado foi de 326,4 milímetros, bem acima do esperado para o período. Sete Quedas e Três Lagoas também superaram a média, com volumes expressivos de precipitação.

Em Campo Grande, Bela Vista e Ponta Porã, as chuvas ficaram muito próximas da média histórica, com pequenas variações positivas. Já nos demais pontos monitorados, a precipitação ficou abaixo do esperado. O destaque negativo foi Chapadão do Sul, onde choveu apenas cerca de 20% do volume médio previsto para a primeira quinzena do mês.

PORTAL PANTANAL OFICIAL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias
Categorias

Inscreva-se em Nossa Newsletter

Para saber das novidades, campanhas e notícias.