Um registro raro feito no Pantanal mostra o momento em que um cervo-do-pantanal (Blastocerus dichotomus) consegue escapar de uma onça-pintada (Panthera onca) após uma perseguição intensa pela mata alagada. O vídeo, captado pelo guia de safári e fotógrafo de natureza Bruno Sartori (@brunosartori.wild), viralizou nas redes sociais pela velocidade e agilidade do animal em meio ao terreno pantaneiro.
Nas imagens, é possível ver o cervo em disparada, saltando sobre a vegetação encharcada enquanto tenta despistar o predador.
O cervo-do-pantanal
O cervo-do-pantanal é o maior cervídeo da América do Sul, podendo atingir 1,2 metro de altura e pesar mais de 120 quilos. Sua pelagem é castanho-alaranjada, e os machos apresentam chifres grandes e ramificados, que podem ultrapassar 60 centímetros de comprimento.
Patas longas e cascos adaptados
O cervo consegue se locomover facilmente em áreas alagadas e lamacentas, o que explica sua habilidade em escapar de predadores mesmo em ambientes difíceis. A espécie também é excelente nadadora, usando rios e corixos como rotas de fuga.