Vídeo: em extinção, gato-palheiro é avistado em Ivinhema

Compartilhe esta publicação :

Facebook
X
WhatsApp
Threads
Foto: Dione Sales/Arquivo Pessoal

Momento raro na natureza em Mato Grosso do Sul, um gato-palheiro foi avistado na cidade de Ivinhema –  distante a 289 km de Campo Grande. Conforme especialistas, provavelmente este gato-palheiro é o mesmo animal avistado em setembro de 2020, pela primeira vez. Agora, já estava com a cria, no Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema.

O biólogo e doutor em ecologia e conservação, José Milton Longo, explica que este animal geralmente vive em densidades bastante baixas e é um felino bem arisco. “Que bacana [o avistamento]. É, de fato, um grande prêmio de loteria, uma mega-sena do meio ambiente. Pode ser interpretado assim pela raridade da ocorrência”, afirmou ao jornal Midiamax.

Na ocasião, um gestor do parque fazia o monitoramento rotineiro, da estrada principal, quando flagrou o animal atravessando. “Para minha surpresa ele estava ali paradinho curioso pra saber que se aproximava”, disse Reginaldo Oliveira, na ocasião, em entrevista ao Biofaces.

Neste avistamento, do dia 25 de novembro deste ano, Reginaldo ressaltou o quanto este bicho é arisco e é raro fotografá-lo.

O gestor ainda conta que já havia feito este registro uma outra vez, não se sabe se do mesmo indivíduo, porém, de distância maior. “Já houve uma oportunidade que a nossa câmera trap registrou 2 indivíduos melânicos juntos, também não sei dizer se um deles era o mesmo que avistei. São 11 km de distância entre os locais. Isso foi em fevereiro deste ano”, explicou.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Create a new perspective on life

Your Ads Here (365 x 270 area)
Últimas Notícias
Categorias

Inscreva-se em Nossa Newsletter

Para saber das novidades, campanhas e notícias.