A onça-pintada mais famosa do Pantanal carrega um título que faz jus ao nome: Ousado. Conhecido por sua técnica singular, ele caça como um verdadeiro “submarino”. Silencioso, mergulha nas águas turvas e surpreende o jacaré tanto dentro quanto fora do rio.
Esse comportamento é fascinante porque desafia o instinto natural do jacaré: fugir para a água, seu refúgio mais seguro ou enfrentar o predador embaixo d’água. Ousado, no entanto, transformou essa aparente vantagem em estratégia, aperfeiçoada ao longo de anos de caça.
Até hoje, ele é a ÚNICA onça conhecida a dominar essa técnica tão ousada e eficiente, o mergulho. E provavelmente será o último, já que, entre as onças-pintadas, apenas as fêmeas transmitem o conhecimento de caça para os filhotes, os machos não têm esse papel.
Agora, já em idade avançada, Ousado mostra sinais do tempo: perdeu dentes(perfurantes), está mais magro e enfrenta dificuldades naturais da velhice. Ainda assim, segue sendo lembrado como um grande caçador, guerreiro e lenda viva do Pantanal.
Foto: Marcelo Tchebes - Vídeo: Magnus Olzon