Uma onça-parda cruzou as águas do Lago do Manso, em Mato Grosso, na manhã desta segunda-feira (5), e surpreendeu dois pescadores que praticavam pesca esportiva. O registro, considerado raro, ocorreu a cerca de 65 km de Cuiabá, em uma das áreas turísticas mais visitadas da região.
Matheus Moreira e Paulo Roncaglio navegavam em direção a outro ponto do lago quando avistaram o animal. Eles gravaram a cena e compartilharam sua experiência com o portal g1. “Estávamos indo para outro ponto de pesca quando avistamos ela. Foi uma surpresa, uma dádiva de Deus. É um animal lindo. Essa foi uma das cenas mais bonitas que já vimos na natureza”, relatou Matheus.
Assista ao vídeo:
O comportamento chamou atenção pela tranquilidade do felino ao atravessar o trecho profundo e distante do lago.
As onças-pardas (Puma concolor), também conhecidas como suçuaranas ou pumas, assim como as onças-pintadas, possuem habilidade natural para nadar e conseguem percorrer longas distâncias em ambientes aquáticos.
Video: Matheus Moreira
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) afirma que a espécie pode ser encontrada em bordas de florestas, mas evita o contato humano. Sua dieta inclui, principalmente, animais de pequeno porte.
Em matéria, o biólogo Fernando Tortato alerta: “Por mais bonitos que pareçam, são animais selvagens e podem reagir de forma imprevisível. A orientação é nunca tentar se aproximar…”
Embora esteja amplamente distribuída pela América, a onça-parda figura na lista vermelha de espécies ameaçadas, o que reforça a importância de preservar seu habitat natural e manter a distância em casos de encontros inesperados.
PORTAL PANTANAL OFICIAL