VÍDEO: Registro raro no Pantanal mostra onça-pintada abatendo filhote de anta

Compartilhe esta publicação :

Facebook
X
WhatsApp
Threads

Um momento raro e de difícil documentação foi registrado no Pantanal mato-grossense. Uma onça-pintada (Panthera onca) foi filmada abatendo o que parece ser um filhote de anta (Tapirus terrestris). A cena, registrada pelo guia turístico profissional Daniel Rondon (@danielrondondaniel), chama atenção pela força do predador e pela raridade desse comportamento ser captado em vídeo.

Cardápio da onça-pintada, a anta, o maior mamífero terrestre da América do Sul, já está classificada pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) como vulnerável à extinção, com população em declínio. A espécie sofre com desmatamento, caça ilegal, atropelamentos e fragmentação do habitat, o que reduz drasticamente seu espaço para viver. Fontes como o site da National Geographic Brasil confirmam que a anta perdeu cerca de 30% de sua população e de sua área de ocorrência original ao longo de décadas em biomas como Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica e Pantanal.

O flagrante da onça abatendo a anta filhote pode causar choque, mas se encaixa no ciclo natural de predadores e presas. A onça-pintada, como predadora de topo, regula populações e exerce papel funcional no ecossistema. Esses registros permitem melhor compreensão do comportamento predatório e ajudam pesquisadores a monitorar interações entre espécies ameaçadas.

PORTAL PANTANAL OFICIAL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *