2
Fale Conosco
  • quarta-feira, 11 de setembro de 2024 - Campo Grande MS

Papagaio encontrado no Pantanal chama atenção pelas penas amarelas

Biólogo, jornalista e guia de ecoturismo, Fábio Paschoal continua impressionando seus seguidores com seus registros do Pantanal. Dessa vez, entre tantos flagrantes e fotografias de um papagaio-verdadeiro (Amazona aestiva), um chamou a atenção pela plumagem amarela da ave, resultado de uma mutação genética.

“A primeira vez que eu vi e consegui fotografar o animal foi em 2018; depois disso passei um tempo sem vê-lo. Ano passado a gente viu a ave com certa frequência, sempre na mesma área da pousada Caiman, em Miranda (MS). Em todos os encontros flagramos o papagaio acompanhado de outra ave de coloração normal. O fato de sempre estarem juntos levantou a hipótese de ser um casal com ninho na região”, conta.

Durante as observações Paschoal notou que a ave não apresenta comportamento diferente das demais. “A única diferença entre elas é a cor amarelada das penas. Não sabemos se é macho ou fêmea, pois a espécie não tem dimorfismo sexual”, completa.

Os papagaios produzem dois pigmentos que são responsáveis pela coloração da plumagem: eumelanina e psitacina. A psitacina é vermelha, laranja ou amarela e a eumelanina preta. O que garante a cor verde na maioria das espécies é o resultado da combinação dos pigmentos somada às estruturas das penas.

De acordo com Glaucia Seixas, zootecnista e fundadora do Projeto Papagaio-Verdadeiro, a mutação que provoca alteração na plumagem da ave é chamada de Brown e popularmente conhecida como ‘canela’ nos criadouros de psitacídeos.

“Considerando que os papagaios-verdadeiros são fieis aos ninhos e que, no período reprodutivo permanecem bastante tempo dentro ou próximo da estrutura, eu acredito que sejam dois animais distintos”, acrescentou em entrevista ao G1.


Comentários

  1. Joaquim Alberto Moura Leitão disse:

    Olá boa tarde…
    Esse Papagaio é albino, não?
    Dessa coloração ficou tbem muito bonito, manifestando o nosso Patriotismo, sabia?

  2. Napoleao N L Olmedo disse:

    Adoro a natureza. Aqui tenho visitas dos papagaios verdadeiros, nas flores do Ipe rosa e nas vagens que surgem depois. Sempre ao começo e final do dia.
    Moro na Granja Viana em Cotia SP.

  3. Silvana da Luz Costa disse:

    O Papagaio verdadeiro NÃO bebe água. O Papagaio macho sempre apresenta penas de cor brilhante….a fêmea penas fosca.

  4. Silvana da Luz Costa disse:

    O Papagaio verdadeiro NÃO bebe água. O Papagaio macho sempre apresenta penas de cor brilhante….a fêmea penas fosca. Essa é a primeira, que lembro, que eu saiba, e escrevo esse comentário. ” AVES DE PLUMAGENS IGUAIS VOAM JUNTAS.”

  5. Marlene Alves do Nascimento disse:

    Eu acredito que deve ser o que ele se alimenta como o biólogo falou eles se isola e volta de longo dias acredito em sua alimentação e no seu habitar mas também a ciência pode explicar em sua mutação de sua penas ou será..? Que pode ter uma espécie de albino tudo pode acontecer a natureza e perfeita..?

  6. Luiz Gonzaga Gomes disse:

    Nosso Pantanal tem que ser preservado,nossa Amazônia tem que ser preserva sem esse ecossistema o animal humano desaparece.

  7. Carlos Alberto recaldes de figueiredo disse:

    Tenho um sítio em guia lopes da laguna a 12 km da cidade tem um sabia da laranjeira branco se possivel me passa o contato do ornitólogo me n e 67 996712013

  8. Ana Luiza Pasotti Damasceno disse:

    Parabéns pelo trabalho, necessitamos sempre de pesquisadores dedi ados

  9. Eduardo Ribeiro disse:

    Sugiro ficarem atentos pra que a ave não seja capturada e comercializada.

  10. ROGERIO HACK DE GODOY disse:

    Sou de Joinville SC e achei interessante a reportagem , detalhe já avistei um bando de aproximadamente uns 10 indivíduos aqui na periferia da minha cidade.

  11. Valdeli Santos disse:

    Parabéns amigo, isto só é percebido pelos amantes da mãe natureza!

  12. Laura Nascimento disse:

    Amei esse reportagem desse papagaio loiro

  13. Francisco de sousa disse:

    a natureza é simplesmente surpreendente a nossa amazonia a nossa fauna nossa maior riqueza

  14. José disse:

    Lindo!! Mas acho que a mãe dele pode ter conhecido uma arara por aí!!!

  15. Valentine vigar disse:

    Notícia boa …essa de Cotia…(grande são paulo)…temos então a companhia de papagaios em sao paulo…incrível…

  16. Jaime Sàiz disse:

    Ao contrário do que diz a reportagem, essa não é uma mutação “canela” ou “brown” comum em criadouros (principalmente em columbideos), mas sim a mutação LÚTEA, que é normal, porém bastante rara em populações de papagaios selvagens.
    Helmut Sick, em seu brilhante “Ornitología Brasileira, uma Introdução” descreve muito bem esse fenômeno como fenotípico (luteinismo), além de também descrever a existência de uma técnica para se induzir a ocorrência do fenômeno (“tapiragem”), na etnociência de alguns povos undígenas no Brasil.

  17. Fabio disse:

    No Paraguai existe uma espécie de papagaio de penas amarelas, bem amarelas mesmo com ombros e algumas penas na cauda vermelhas alguém conhece essa espécie?
    Pela proximidade do Pantanal com o Paraguai não seria uma miscigenação entre os de lá com os nossos e daí resultar uma plumagem assim diferenciada?
    Eu cheguei a comprar um desses do Paraguai mas não viveu muito tempo.

  18. disse:

    Joaquim Alberto Moura Leitão, por favor, vá se tratar.

  19. Ana Silva disse:

    O papagaio falta uma unha é normal, pássaros que você cria em casa as vezes perde unha por acidente na floresta também.

  20. João Pereira Franco disse:

    Moro em Santa Luzia Doeste Rondônia, aqui no nosso sítio fotografamos uma família de cinco papagaios dois adultos e três filhotes sendo um dos filhotes amarelo igual o da matéria.

  21. Carlos Rosa Ribeiro disse:

    É ouro!….medalha de ouro.

  22. Tiago souza disse:

    Esse aí foi de cativeiro ele falta á unha do de de trás tudo indica marcação,ou seja foi produzido em cativeiro eu acho isso.

  23. Paulo Martim Kohlmann disse:

    Grandes observaçoes
    Parabens a voces pela dedicaçao a um assunto tao importante…como esse.Abraços de um amigo desconhecido.

  24. Norma de Abreu Macedo Reis disse:

    A natureza é perfeita,amei a reportagem.

  25. Sergio Angrezani disse:

    Meus respeitos a todos, mas não me é surpresa como admirador, observador da sabia mãe natureza já raramente ter visto aqui na minha região de fronteira c o Uruguay Quero Quero branco, preto, Cardeal lindo branco apenas a crista vermelha, Mulita branca, Capincho preto, …..
    E ultimamente apareceu p aqui a ave q ate entao so tinha visto em abundância no sagrado Pantanal, algumas Curicacas q devem ter migrado do Pantanal p alguma razão.
    Tbm tem sido mais frequente vítimas de um peixe inexistente até aqui, a Palometa, q creio ser cruzamento da Piranha q tbm migrou p quase extinção dos Jacarés seu predador natural.
    Em fim, um inseto q o ser humano mate, está desrespeitando e interferindo na sabia e perfeita mãe natureza.
    Abraço a todos

  26. Silvio Vince Esgalha disse:

    …muito legal esse registro. Tive o privilégio de fotografar esse fenômeno no Pantanal de Mato Grosso. Cheguei a publicar no Wikiaves há alguns anos atrás. Parabéns pel reencontro desse lindo bichinho.

  27. Geraldo Majela Ferraz tabuleiro mg disse:

    A natureza está sempre nos presentinhando com suas maravilhas.

  28. Milton Ananias disse:

    Agora ficou facil para os vendedores de passaros raros , quando for assim por favor não de localização

  29. Humbertogzaccarelli disse:

    Se existe “mãe natureza” , quem será o Pai? Veja na Bíblia, Apocalipse 4:11 . Toda essa diversidade existente mesmo numa mesma espécie animal mostra-nos a grandeza da sabedoria do Criador de tudo que existe

  30. Amo a fauna e a flora, a natureza é brilhante! disse:

    Vcs que matam, e pegam animais silvestres, tirando seus filhotes dos ninhos para comercialização ilegal. Tenha consciência da maldade que está fazendo.

  31. Amo a fauna e a flora, a natureza é brilhante! disse:

    Amo a fauna e a flora, a natureza é brilhante!

  32. Aristides Paterno disse:

    É uma nova mutação. Para ser canela os olhos teriam que ser acanelados. Para ser ino, ele teria que ser branco, conhecido como albino ou amarelo, que seria chamado de lutino. Existem os fulvos que também tem olhos vermelhos.

  33. Ivan disse:

    Meu vizinho cria um idéntico e eu já falei que é uma multação genetica.

  34. Domingos mendes dos santos disse:

    A natureza e cheia de surpresas parabéns pra você quer observa a natureza


Deixe um Comentário



Sobre Nós

The argument in favor of using filler text goes something like this: If you use arey real content in the Consulting Process anytime you reachtent.

Instagram