Desta vez, o registro impactante de uma onça-pintada (Panthera onca) arrastando um jacaré após o abate reforça seu posto como a maior e mais poderosa predadora das Américas. O flagrante foi feito pela equipe do Pantanal Oficial, que acompanhava discretamente o felino em seu habitat natural.
Assista ao vídeo:
Predadora estratégica e musculosa.
Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a onça-pintada pode atingir até 135 kg e possui a mordida mais forte entre os grandes felinos do planeta. Com a mandíbula poderosa, ela é capaz de perfurar diretamente o crânio de suas presas — uma técnica letal e rara entre os carnívoros.
Veja também:
Jacarés são presas comuns
Apesar de parecerem rivais formidáveis, jacarés são alvos recorrentes das onças na região pantaneira. O felino se aproxima sorrateiramente pela água ou mata fechada e dá o bote certeiro na cabeça,pescoço ou na nuca da presa. A força é tamanha que ela consegue arrastar o réptil, muitas vezes com peso semelhante ou superior ao dela, por longas distâncias até um local seguro.
Em regiões como Porto Jofre (MT), o turismo de observação de onças não só atrai visitantes, como também contribui diretamente para a proteção da espécie. Além disso, guias locais e pesquisadores monitoram os felinos com o apoio de instituições como a Panthera Brasil e o Onçafari. Dessa forma, promovem uma convivência mais harmoniosa entre a fauna e as comunidades do entorno.
Portal Pantanal Oficial