Lembra dele? Apoena completa 11 meses e conta os dias para habitar Pantanal de MS
Apoena é a primeira onça-pintada nascida em cativeiro, mas com objetivo de ser liberada na natureza
A onça-pintada Apoena, filho da Amanací – resgatada com as patas queimadas dos incêndios do Pantanal em 2020 – está prestes a ganhar sua nova moradia no Pantanal Sul-Mato-Grossense. O macho acabou de completar 11 meses e 22 dias e já está apto a ganhar a liberdade.
“Ver ele nascer aqui no NEX com o objetivo de ser livre um dia, ver ele crescer saudável e apto para a segunda fase do processo de soltura, enche o peito de alegria, orgulho e esperança! Além de resgatar, reabilitar, reintroduzir e abrigar estes animais, esta é a melhor parte do nosso trabalho: ter a chance de poder fazer com que esses animais vivam livres”, postou Daniela Gianni, que está à frente do Instituto Nex No Extinction.
“O Apoena será a primeira onça nascida em cativeiro com esse propósito (ser livre) e o primeiro macho a ser introduzido na natureza! A nossa responsabilidade é enorme, mas a certeza de que o lugar deles é na natureza, é maior! Falta pouco!”, comemorou ela.
Apoena, “aquele que enxerga longe”
Apoena ainda mora com a mãe para aprender o básico da sobrevivência e já parou de mamar. Conforme adiantou o Instituto NEX ao Jornal Midiamax, em outubro do ano passado, o tempo que Apoena fica em MS será de cerca de dois anos, antes de ser solto.
“Essa última etapa é muito importante, pois será lá no Pantanal, próximo ao local de soltura, onde o Onçafari possui um grande recinto, que Apoena se aclimatará e aprenderá a caçar as presas do Bioma”, informou o instituto.
O novo lar do Apoena, em MS, é o Refúgio Ecológico Caiman, na região de Miranda. Lá, a onça será acompanhada pelas equipes do Onçafari e ICMBioCenap (Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros).
Apoena, em tupi-guarani, significa “aquele que enxerga longe” e a onça, mesmo em Goiás, já pode ver sua liberdade chegando. O Pantanal Sul-Mato-Grossense representa mais um passo em direção à vida livre, que, segundo o NEX, tem o perfil para isso: ‘bravo’. Com Informações de Jornal Midia Max
BFico com pena, está num lugar onde recebe amor, alimentação.Será que ele não vai estranhar. Você eu não deixaria levar esse gatinho.
Se fosse meu não deixaria levar, nasceu aí, ainda está com a mãe.
Adoro essas espécies e exemplares da Onça pintada são lindas de uma sutileza e sensibilidade do tamanha da ferocidade dela a mordida mortal e o top de cadeia acima dela nem um predador a mata.Acompanho a. IOP.Instituto onça pintada da família Jacomo Leandro Daniel e Anah
Além de saber os hábitos solitários da onça na selva que é maravilhoso além Da I O P ter escolhido o dia da Onça Pintada no dia do meu aniversário 29/11/1946 Fiz uma fantasia de onça para comemorar meu dia e DAS ONÇA PINTADA.Se tiver como mando foto.