2
Fale Conosco
  • segunda-feira, 29 de abril de 2024 - Campo Grande MS

Lei do Transporte Zero impulsiona turismo de pesca e preserva espécies em MT

Divulgação

Durante uma entrevista exclusiva ao canal Fish TV, o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, destacou os benefícios econômicos e ambientais da Lei do Transporte Zero, em vigor desde o início deste ano. A legislação, que proíbe a pesca e a comercialização de 12 espécies de peixes no estado, visa não apenas preservar essas espécies ameaçadas de extinção, mas também impulsionar o turismo de pesca e o setor turístico como um todo.

Mauro Mendes enfatizou que a nova legislação tem o potencial de transformar Mato Grosso em um destino ainda mais atrativo para os praticantes de pesca esportiva, tanto a nível nacional quanto internacional. Com a implementação da Lei do Transporte Zero, a previsão é de que o setor de turismo de pesca no estado arrecade até R$ 2 bilhões anuais nos próximos anos, representando um aumento significativo em comparação com os R$ 500 milhões registrados anteriormente.

O governador ressaltou o potencial turístico de regiões como o Pantanal e o Araguaia, destacando a alta taxa de ocupação de hotéis e pousadas impulsionada pelos visitantes que vêm de fora do país para desfrutar das riquezas naturais de Mato Grosso. Além dos benefícios econômicos, Mauro Mendes destacou a importância da preservação ambiental para garantir a continuidade dessa atividade econômica.

A implementação da Lei do Transporte Zero foi uma resposta direta à redução dos estoques de peixes e ao risco iminente de extinção de várias espécies. Mauro Mendes lembrou o sucesso da proibição da pesca do dourado há alguns anos, que resultou no repovoamento dessa espécie nos rios do estado. Ele reforçou a necessidade de agir de forma preventiva para evitar danos irreparáveis ao meio ambiente.

Para apoiar o desenvolvimento do turismo de pesca, o Governo do Estado tem realizado investimentos em infraestrutura, incluindo melhorias em aeroportos, estradas e outras facilidades para receber os turistas com qualidade e segurança. Além disso, a agência de fomento Desenvolve MT oferece financiamento com baixas taxas de juros aos empresários do setor.

Para garantir o cumprimento da lei e desencorajar práticas predatórias, o governador destacou a implementação de penalidades severas para a pesca ilegal, incluindo prisão, apreensão de equipamentos e multas elevadas. Essas medidas visam proteger não apenas as espécies ameaçadas, mas também garantir a sustentabilidade do turismo de pesca em Mato Grosso.


Deixe um Comentário



Sobre Nós

The argument in favor of using filler text goes something like this: If you use arey real content in the Consulting Process anytime you reachtent.

Instagram