Um registro surpreendente publicado por Mapinguari Lab no sul do Pantanal mostrou um comportamento raro e pouco documentado: um tuiuiú (Jabiru mycteria) predando um jovem jacaré-do-pantanal (Caiman yacare). A cena, compartilhada nas redes sociais, impressionou pesquisadores e amantes da vida selvagem por evidenciar uma faceta pouco explorada do símbolo pantaneiro.
Abaixo, imagens publicadas no X pelo Herpetologista, Diego Santana:
Jacaré comido por Tuiuiú no Pantanal
— Diego J. Santana 🐍🐢🐸 🇧🇷 (@diegojsantana) April 13, 2025
Registramos pela primeira vez a predação de um jacaré-do-pantanal por um tuiuiú no sul do Pantanal!
Flagrante raro e que revela comportamentos pouco conhecidos dessas icônicas espécies pantaneiras.https://t.co/jZ4BailV4D pic.twitter.com/lXGqto3tPt
De acordo com estudos publicados no Journal of Avian Biology e observações de campo relatadas por ornitólogos brasileiros, o tuiuiú é conhecido por se alimentar de peixes, moluscos e até carcaças. No entanto, ele também aproveita presas mais oportunistas, como anfíbios e répteis pequenos. O ataque ao jacaré, portanto, não é impossível, mas ocorre em circunstâncias específicas — geralmente quando o filhote está isolado e vulnerável.
Além disso, o comportamento reforça a adaptabilidade da espécie frente às variações alimentares no ecossistema pantaneiro. O Pantanal, como maior área úmida tropical do mundo, abriga uma complexa teia alimentar onde cada predador pode surpreender. Ainda que a imagem do tuiuiú seja geralmente associada à serenidade das paisagens pantaneiras, esse flagrante ressalta sua habilidade como predador oportunista.
O primeiro registro documentado!
Os trabalhos de pesquisa e divulgação da biodiversidade brasileira, tem contribuído para revelar aspectos muitas vezes invisíveis da natureza. Por meio de registros como esse, o público consegue acessar momentos raros, que antes ficavam restritos a especialistas ou moradores da região. Veja:
Observação: respeitamos os direitos autorais para valorizar esses árduos trabalhos da nossa fauna brasileira. Por isso, você pode acompanhar detalhes desta predação inédita no link abaixo:
Por fim, esse episódio também serve como lembrete: ainda conhecemos pouco sobre o comportamento natural de algumas das espécies mais emblemáticas do país. Nesse sentido, parabenizamos o Mapinguari Lab pelo flagrante. Mais um vez, outro conteúdo que além de impressionante, contribui de forma significativa para a ciência e a educação ambiental.
Foto: reprodução:internet/Diego J. Santana no X
Portal Pantanal Oficial